Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

MORRO DO MORENO

RAPEL E AVENTURA

Este maciço fica localizado próximo ao centro de Vila Velha, ao lado do Convento da Penha e da Terceira Ponte, cartões postais da cidade. Com sua vista privilegiada e localização estratégica, o Morro do Moreno guarda muitas histórias além de ser hoje um excelente local para a prática de esportes de aventura e contato com a natureza. As práticas mais famosas por ali são os voos de parapente, a escalada, rapel, mountain bike e as clássicas caminhadas de subida ao morro. O Morro do Moreno está debruçado sobre o Oceano Atlântico, entre a Praia da Costa e a Terceira Ponte e de lá, temos uma vista total, 360º, podendo avistar Vila Velha, Vitória e parte de Cariacica e Serra.E a nossa prática no Morro do Moreno e o rapel. Nossa aventura começa com uma subida feita pela trilha Sul do Morro do Moreno. A entrada para trilha fica ao lado direito do início da estrada para carros (Rua Xavantes). A trilha possui muitas bifurcações. O trecho é moderado, são pouco mais de 1 km de caminhada a maior parte é subida em uma trilha fechada no meio da mata mas possui 3 pontos complicados, o primeiro logo no início onde é preciso atravessar um aglomerado de pedras com fendas profundas, trilhaos outros dois são paredes de pedra de 2 a 3 metros com inclinação de quase 90° onde é preciso subir segurando nas raízes que descem pela pedra. Quase chegando ao topo e o terceiro onde é preciso subir segurando pelas pedras é o ponto de parada para a descida do rapel com visual da parte sul de Vila Velha com a praia de Itapoã, parte da Praia da Costa, Praia de Itaparica, Centro, subida da terceira ponte e o Convento da Penha.Depois das instruções recebidas, o coração começa a bater mais forte e adrenalina correr pelo corpo, pois chegou a hora da descida. Os mais experientes com um rosto tranquilo esperando a sua vez de descer, e ao inverso alguns novatos com os rostos de medo e suando frio, mais louco para chegar a hora de descer.esperaSentado no topo esperando sua vez, apreciando a linda vista e se descontraindo num bom bate papo e vendo o pessoal subindo a trilha, só escuta os gritos de quem está descendo e fica louco para chegar à sua vez e sentir toda a adrenalina do rapel. Começando a sua descida logo começa a escutar os gritos de incentivos de quem já desceu e do instrutor que fica tirando foto, e que fica te incentivando e mandando fazer pose para as fotos. Assim que acaba de sair da pedra começa a parte do negativo onde seus pés não batem mais na pedra e começa uma descida aérea, boa hora para deixar o medo de lado e curtir a linda paisagem. Chegando ao final do rapel todo satisfeito por ter feito uma aventura incrível e receber os parabéns dos instrutores. Para voltar ao topo do rapel pega uma trilha de uns trinta metros e chega na trilha principal e começa novamente a subida.
Um rapel de 27 metros com parte da descida aérea chamada de negativo, com um incrível visual em meio à área urbana com facilidade de acesso. Uma aventura indicada para quem quer iniciar no rapel. Depois da adrenalina do rapel, começa a subida ao topo do Morro do Moreno durante a trilha podemos ficar observando o Convento da Penha, terceira ponte e a baia de Vitória, chegando ao topo podemos observar o final da Praia da Costa e a maior parte de Vitória e da Serra, em especial para a baia de Vitória e o Mestre Álvaro ao fundo. No topo também ficam localizada torres de telecomunicação e a rampa para parapente. Lugar ótimo para tirar fotos e apreciar a linda paisagem, com sorte vai encontrar os macaquinhos sagui que fica esperando algum aventureiro dar comida para eles, lembrando nada de produtos industrializado e sim as frutas principalmente bananas que eles adoram.Na descida voltamos pela estrada de carros que desce pelo lado norte do Morro do Moreno, encontrando todos os tipos de aventureiros, é bem tranquilo e a estrada termina no nosso ponto de partida no pé do Morro do Moreno. E para revitalizar nada como uma boa água de coco na barraca da Morena do Coco, nossa querida amiga Marina, dica além da água de coco, vitamina de frutas vermelhas ou a deliciosa limonada suíça.

Para quem quer se aventurar nas trilhas do Morro do Moreno recomendo não levar objetos que tenham que ser carregados na mão, pois irão atrapalhar a atravessar os obstáculos do caminho. Leve água e frutas, os trechos são pequenos, mas cansativos e no topo não há muita sombra então é indispensável o uso do protetor solar.

Compartilhar no:

Deixe um comentário